Instalando e usando Git no Windows XP - SE

Bom pessoal, como vocês sabem, escrevi este tutorial, explicando como instalar o Git no Windows. Mas Urubatam lembrou muito bem sobre a dificuldade de algumas pessoas de visualizar as telas e até mesmo para o google indexar o tutorial.

Então, aqui vou tentar fazer o mesmo tutorial de modo textual.

Como já disse, esse tutorial foi baseado na minha experiência em instalar o Git na minha casa! É isso mesmo, eu ainda uso Windows em casa! Usei esse tutorial como referência.

  1. Baixe o versão mais atual do msysGit: (Até o momento, está na versão 1.5.5 Beta)
  2. Praticamente, é o padrão NNF de instalação;
  3. Na quinta tela, você decide o modo de instalação. O modo Use Git Bash only instala o console “Linux”, fazendo com que você use o Git apenas por este ambiente. O modo Run Git from the Windows Command Prompt permite você executar o Git no próprio console do Windows (Eu não gostei). O Modo Run Git and included Unix tools from the Windows Command Prompt, permite não só usar o Git no Prompt do Windows, como também adicionar algumas ferramentas nativas do Linux.
  4. Após a instalação, encontre no Menu Iniciar / Programas / Git os atalhos. Git Bash é o console “Linux”. Git GUI é uma interface para auxiliar o gerenciamento de projetos. Eu particulamente, prefiro usar o console.
  5. Com o console “Linux” aberto, lembre-se de configurar seu nome e e-mail, assim que abrir o console. Para isso digite os comandos:

     $ git config --global user.name 'Fulano de Tal'
     $ git config — global user.email seu@email.com
    
  6. Vamos instalar o plugin do Brazilian Rails? (Olha o merchan… :P)
  7. Com o console aberto, encontre a pasta do plugins do seu projeto. Digamos que seu projeto esteja em d:\projetos\meu_projeto, então digite:

     $ cd /d/projetos/meu_projeto/vendor/plugins
    
  8. Então faça o clone do projeto.

     git clone git://github.com/tapajos/brazilian-rails
    
  9. Pronto!